Metrô SP

Por dentro da Futura estação Chácara Klabin

Colaboração de Caio Lobo

Neste sábado, 30 de abril, o Via Trolebus esteve nas obras da futura estação Chácara Klabin, da Linha 5-Lilás. O evento foi promovido pelo Metrô para blogueiros e atuantes das redes sociais e fóruns de discussão.

Tatuzão

Na fase atual da construção, o equipamento Shild está posicionado na futura estação para manutenção, antes de voltar a escavar cerca de 362 metros finais até o Poço Dionísio da Costa, onde será desmontado. O equipamento iniciou os trabalhos em setembro de 2013 no poço Bandeirantes, e quando chegar até o poço após a estação terminal da Linha 5, terá escavado 4,8 km de túneis.

Tatuzão posicionado na futura estação Chácara Klabin | Foto: Renato Lobo
Tatuzão posicionado na futura estação Chácara Klabin | Foto: Renato Lobo
Equipamento próximo ao "paredão" a ser escavado | Foto: Renato Lobo
Equipamento próximo ao “paredão” a ser escavado | Foto: Renato Lobo
Tatuzão próximo ao paredão a ser escavado | Foto: Renato Lobo
Tatuzão próximo ao paredão a ser escavado | Foto: Renato Lobo
Vista da futura plataforma da estação | Foto: Renato Lobo
Vista da futura plataforma da estação | Foto: Renato Lobo

O maquinário ao mesmo tempo que perfura o solo, instala anéis de concreto que dão sustentação, sendo ao todo neste trecho, 3.241 anéis. O tatuzão foi responsável pelo futuro caminho da Linha 5 entre as estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.

Vista do túnel sentido Capão Redondo | Foto: Renato Lobo
Vista do túnel sentido Capão Redondo | Foto: Renato Lobo
Shild posicionado na estação Chácara Klabin | Foto: Renato Lobo
Shild posicionado na estação Chácara Klabin | Foto: Renato Lobo

Futura estação

A parada final da Linha Lilás está sendo constituída abaixo da estação atual da linha 2-Verde. Na década passada, quando o poço foi construído, já se previa a interligação. O passageiro que vier da zona sul rumo a Vila Prudente/Vila Madalena, ou vice versa, terá acesso entre as duas plataformas por meio de escadas rolantes localizadas entre o meio da atual estação, onde atualmente é possível ver tapumes das obras.

Futura plataforma da Estação Chácara Klabin | Foto: Renato Lobo
Futura plataforma da Estação Chácara Klabin | Foto: Renato Lobo
Vista das escadas rolantes da Linha 2-Verde | Foto: Renato Lobo
Vista das escadas rolantes da Linha 2-Verde | Foto: Renato Lobo

Sobre prazos de entrega, engenheiros do Metrô que acompanharam a visita, disseram que a expectativa é que as obras terminem em dezembro de 2017, quando o setor de operação da companhia assume os trabalhos.

Estação Santa Cruz

A expectativa é que a futura conexão entre as Linhas Lilás e Azul se dê por meio das plataformas da antiga linha norte-sul. Serão cerca de 7 escadas rolantes que farão a conexão.

Túnel escavado em direção a Santa Cruz | Foto: Renato Lobo
Túnel escavado em direção a Santa Cruz | Foto: Renato Lobo
Vista do túnel para a estação Chácara Klabin | Foto: Renato Lobo
Vista do túnel para a estação Chácara Klabin | Foto: Renato Lobo
Bicicletas usados por colaboradores para se deslocarem entre as estações | Foto: Renato Lobo
Bicicletas usados por colaboradores para se deslocarem entre as estações | Foto: Renato Lobo
Vista em cima do shild | Foto: Renato Lobo
Vista em cima do shild | Foto: Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus