A China deve testar um novo conceito de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) alimentando por célula de hidrogênio e supercapacitores. O protótipo acabou de sair da linha de montagem nesta quarta-feira, 3 de maio, na província de Hebei, no norte do país, de acordo com informações do China Daily.
De acordo com Tangshan Railway Vehicle Co Ltd (TRC), principal desenvolvedor do trem, o veículo híbrido pode operar por mais tempo do que os demais existentes e não há necessidade de rede elétrica alimentadora, além de não emitir nenhum gás nocivo a saúde humana.
Foram quatro anos desde a concepção até a fabricação do VLT, que possuí capacidade de transporte para 336 passageiros.
Para a operação, o trem precisa de uma recarga de 15 minutos, então a tecnologia empregada permite autonomia de 40 quilômetros, com velocidade de até 70 km/h. Os fabricantes deste novo meio de transporte consideram o novo bonde como o primeiro do mundo movido a energia com células de combustível de hidrogênio e supercapacitores.
Este mecanismo já é usado em ônibus, mas agora pode aliar estas vantagens em veículos leves ferroviários, modal de transporte geralmente implantados em requalificações urbanas.