De acordo com o jornal “O Estado de São Paulo”, as obras do Rodoanel Norte terão um prejuízo de R$ 39 milhões devido a um túnel que desabou em 2014. A Dersa agora decidiu demolir o túnel vizinho, parcialmente construído, para retomar a obra neste local.
De acordo com a estatal, os custos serão bancados pelo consórcio Construcap/ Copasa que toca o lote 5, o qual o túnel faz parte.
A passagem subterrânea que desabou deveria ter um total de 1 km e fica nas proximidades do Aeroporto de Guarulhos. Já haviam sido escavado 143 metros quando ele desmoronou. A Dersa decidiu então remover os escombros na parte que desabou e destruir o restante do túnel que teve a estrutura comprometida.
Não houve vítimas e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) ainda estuda o real motivo da queda. Outro igual estava sendo construído para abrigar a via oposta. Agora, depois que acabar a remoção do que já foi construído e os escombros, esta parte será em via aberta e um novo túnel começará 150 metros a frente.
Outro problema que as obras do Rodoanel Norte enfrenta são as desapropriações que ainda não estão completas. Nenhum dos 6 lotes em obras estão com as áreas 100% desapropriadas. O novo prazo para entrega da obra agora é março de 2018.