Metrô Rio

Novo Secretário de Transportes do Rio promete Linha 4 para julho

O estado do Rio de Janeiro tem novo secretário de Transportes, e a pasta agora é comandada por Rodrigo Vieira, que promete iniciar operação entre Ipanema e Barra da Tijuca em julho, um mês antes dos Jogos, que começam no dia 5 de agosto, porém sem operação plena.

Os trens rodariam na chamada operação assistida em horário reduzido, procedimento comum adotado nas novas linhas metroviárias do Brasil e do Mundo.

Uma série de notícias colocavam em dúvida a operação da Linha 4 a tempo de atender os turistas e moradores aos Jogos Olímpicos, que ocorre na capital carioca.

“Não existe lançamento de linha metroviária com capacidade total. É feita uma curva de crescimento, que estou discutindo com os técnicos. Mas ela abre para operação em julho. Ao longo dos meses, vai atingindo a sua capacidade total. As pessoas vão aprendendo a usar essa linha metroviária, optando por trocar os modais que utilizavam. É assim que funciona o metrô. A gente não abre as portas em um dia já com a capacidade total. É um crescimento, é um aprendizado da população de usar esse sistema” afirmou Vieira.

De acordo ainda com o titular da pasta, 90% das obras linha foram concluídas e o governo federal se comprometeu a liberar o financiamento restante na próxima semana. 15 novos trens adquiridos para operarem no trecho já estão circulando no sistema metroviário e serão transferidos para a Linha 4.

O Governo do Estado divulgou imagens das obras. Fotos de Henrique Freire:

l4-metro-rio3

l4-metro-rio4

l4-metro-rio2

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus