O estado do Rio de Janeiro tem novo secretário de Transportes, e a pasta agora é comandada por Rodrigo Vieira, que promete iniciar operação entre Ipanema e Barra da Tijuca em julho, um mês antes dos Jogos, que começam no dia 5 de agosto, porém sem operação plena.
Os trens rodariam na chamada operação assistida em horário reduzido, procedimento comum adotado nas novas linhas metroviárias do Brasil e do Mundo.
Uma série de notícias colocavam em dúvida a operação da Linha 4 a tempo de atender os turistas e moradores aos Jogos Olímpicos, que ocorre na capital carioca.
“Não existe lançamento de linha metroviária com capacidade total. É feita uma curva de crescimento, que estou discutindo com os técnicos. Mas ela abre para operação em julho. Ao longo dos meses, vai atingindo a sua capacidade total. As pessoas vão aprendendo a usar essa linha metroviária, optando por trocar os modais que utilizavam. É assim que funciona o metrô. A gente não abre as portas em um dia já com a capacidade total. É um crescimento, é um aprendizado da população de usar esse sistema” afirmou Vieira.
De acordo ainda com o titular da pasta, 90% das obras linha foram concluídas e o governo federal se comprometeu a liberar o financiamento restante na próxima semana. 15 novos trens adquiridos para operarem no trecho já estão circulando no sistema metroviário e serão transferidos para a Linha 4.
O Governo do Estado divulgou imagens das obras. Fotos de Henrique Freire: