O sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) da região de Midland, no Reino Unido, vai contar com veículos à bateria, sem a conexão do trem com a rede elétrica em todos os trechos. Tratam-se de 21 VLTs que foram produzidos pela Caf, e que serão convertidos com a nova configuração. De acordo com a agência de transporte West Midlands, outros quatro bondes foram encomendados.
O “Midland Metro” é constituído por uma linha de 20 quilômetros e atende a uma demanda de 14 mil usuários por dia. Cerca de quatro trechos não terão a rede aérea e consequentemente, a operação sem catenária.
Segundo o Presidente agência de transporte da cidade, John McNicholas, a operação sem catenária era prevista quando os bondes foram encomendados em 2012, e que o contrato incluía a colocação dos equipamentos. No entanto, a tecnologia da época era considerado obsoleta para vencer regiões com ladeiras. Agora as baterias são instaladas nos tetos dos veículos e serão recarregadas ao longo do percurso.