SPTrans

7% pagam ônibus em dinheiro, segundo SPTrans

Imagem de Fabio Arantes – Secom

A São Paulo Transportes (SPTrans), gerenciadora dos transportes por ônibus na capital Paulista, divulgou nota onde consta que os pagamentos das tarifas por meio de dinheiro, representa 7% do total dos embarques. O dado evidencia uma diminuição deste tipo de pagamento, onde informações anteriores apontavam este índice na casa dos 10%.

As informações fomentam a discussão sobre a permanência dos cobradores nos veículos. Recentemente a prefeitura divulgou que linhas que circulariam nos novos corredores onde paradas teriam pagamento antecipado, a presença dos profissionais nestes veículos não seria necessária. O sindicato que representa a categoria questionou o poder público e levou o caso à justiça.

De acordo com um levantamento do Sindmotoristas – Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo, pelo menos 13 mil, dos 32 mil cobradores foram demitidos em um período de um ano (leia mais).

Segundo ainda a gerenciadora, dos 14 mil 752 ônibus, 12 mil 377 possuem novos tipos de validadores do Bilhete Único. Os novos maquinários possuem reconhecimento facial que compara as fotos tiradas pelo equipamento do validador com os cadastros da SPTrans, medida para evitar fraudes.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus