Antes conhecida como linha fantasma, a linha 5 – Lilás, que atualmente liga o Capão Redondo a estação Adolfo Pinheiro, tornou- se nos últimos anos a segunda mais cheia do sistema metroviário de São Paulo.
De acordo com reportagem do UOL, em 2012, a linha transportava em média, nos horários de pico, 4,5 passageiros por m². No primeiro semestre de 2015, este número saltou para 6,1. O padrão internacional para lotação máxima em vagões de metrô é de 6 passageiros/m². A linha só fica atrás da linha 3 – vermelha, que hoje leva, nos horários de pico, em media, 7,4 passageiros por m² entre janeiro e junho do ano passado.
Desde sua inauguração até hoje, a linha 5 só faz conexão com a linha 9 – Esmeralda, da CPTM, porém, com a inauguração da linha 4 – amarela, em 2011, que também faz conexão com a linha 9, os usuários começaram a usar mais a linha 5 visto que poderiam seguir até o destino final sem sair do sistema metroferroviário. Outra justificativa é a adequação das linhas de ônibus que antes , por exemplo, iam até Santo Amaro e hoje vão até Capão Redondo, fazendo com que o passageiro utilize o metrô para seguir viagem.
Com previsão da expansão da linha 5 ser entregue entre 2017 e 2018, o número de usuários irá aumentar. Haverá integração com a linha 1-azul, em Santa Cruz, e 2-verde, em Chácara Klabin, fazendo com que o passageiro não tenha que desembarcar na linha 9 para depois pegar a linha 4 para continuar o trajeto pelo Metrô. A linha 4 deve sofrer um alívio pois não necessitará transportar tantos passageiros com destino a linha 5.