O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, decidiu suspender por 12 meses o início das obras da expansão da Linha 2-Verde do Metrô, que ligará Vila Prudente a Guarulhos. A suspensão foi oficializada no Diário Oficial do estado no ultimo dia 31.
O início das obras desta expansão já vem sendo postergada desde 2014. O Metrô já assinou contrato com 8 consórcios que irão tocar a obra. Esta suspensão se junta a outras como o trecho da Linha 15 – Prata, entre São Mateus e Cidade Tiradentes; a da linha 17 – ouro, nos trechos entre Jardim Aeroporto e Jabaquara e Morumbi e São Paulo Morumbi e do monotrilho da Linha 18 – Bronze, que ligará a estação Tamanduateí a região do ABC.
O Governo de São Paulo alega que o motivo para esta nova suspensão são os cortes orçamentários feitos pela União pois parte dos recursos viriam do BNDES. A gestão estadual ainda diz que há recursos de um outro financiamento que foi preferível serem alocados à obras já em andamento: R$ 740 milhões para a Linha 6 – Laranja e R$ 760 milhões para a Linha 5 – Lilás.