O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, junto com uma equipe da Rede Globo, mostrou ao vivo no programa RJTV desta quinta-feira, 17, como é o VLT por dentro e ensinou como o passageiro deve efetuar o pagamento da viagem. Diferentemente de outros modais, o VLT Carioca não terá catraca nem cobrador e o usuário terá que validar seu bilhete dentro do próprio trem por conta própria. Haverá fiscais dentro dos vagões que poderão pedir o bilhete único para validar se realmente a pessoa efetuou o pagamento ou não. Caso não tenha efetuado, o passageiro será multado.
“Não tem cobrador, não tem trocador. Você tem que chegar com o cartão do Bilhete Único, passa no validador e vê a mensagem ‘Obrigado VLT Carioca”, explicou Paes na reportagem.
O prefeito ainda diz esperar contar com a colaboração dos cariocas que utilizarem o veículo. “A gente quer contar com a população nisso, queremos fazer uma coisa civilizada. Se em lugar de primeiro mundo funciona assim, tem que funcionar assim no Rio. Não tem porque não ser assim. A gente ainda não tem o valor da passagem, estamos definindo a tarifa e realizando o estudo de demanda”, disse.
O trem rodou ao vivo por um trajeto na Zona Portuária, parando próximo ao recém inaugurado Museu do Amanhã. A tarifa, segundo o prefeito, ainda não está definida.
Para ver o vídeo da reportagem, acesse aqui.