A francesa Alstom acaba de assinar 2 contratos voltados a trem de carga na Índia. O primeiro contrato para o fornecimento de 800 locomotivas elétricas (não movido a diesel) e manutenção associada, seguido por uma carta de adjudicação do contrato recebida em 9 de novembro, foi assinado com a Indian Railways. As locomotivas pertencem à gama Prima da Alstom. Elas serão 9.000 kW no aro do pneu e vão funcionar em velocidades de até 120 km/h.
A Alstom vai investir em torno de 200 milhões de euros no projeto, o qual será executado por uma join-venture recentemente formada em que a Alstom e a Indian Railways respectivamente detêm uma participação de 74% e 26% A entrega das locomotivas ocorrerá entre 2018 e 2028. O projeto também inclui a configuração de dois centros de manutenção em Saharanpur (estado de Uttar Pradesh) e Nagpur (estado de Maharashtra).
O segundo contrato, no valor de mais de 200 milhões de euros, fornecerá a eletrificação, sinalização e sistema de telecomunicações para a porção oriental de 343 quilômetros de extensão do Corredor de Frete Dedicado, um grande projeto liderado pelo governo para construir corredores de cargas em todo o país, previsto para ser concluído até 2019. Como parte do contrato, a Francesa também construirá as estações e fornecerá o centro de controle.
A empresa já tem forte presença na Índia. Possui uma unidade de sinalização, telecomunicação e engenharia em Bangalore, uma fábrica de metrô em Sri City e uma unidade de fabricação de sistemas de tração em Coimbatore.