Imagem de Lucas Chiconi
De acordo com reportagem do Estado, um dos pontos que estão no novo edital para o transporte público da cidade de São Paulo, é a premiação para os coletivos que transportarem mais passageiros, que seria o “índice de produtividade”. O prêmio seria pago quando a SPTrans detectar que a linha está transportando mais passageiros do que deveriam receber.
O objetivo seria estimular as empresas a criarem diferenciais de qualidade, despertando o interesse de quem não usa ônibus constantemente.
Essa produtividade seria redução de custos pois o coletivo levará mais passageiros numa mesma viagem. Segundo o secretário dos transportes, Jilmar Tatto, o pagamento só sera feito se outras condições forem cumpridas, como cumprimento de partidas.
Porém de acordo com a Secretaria dos Transportes, o aumento de passageiros deve ocorrer sem nenhuma interferência externa. Por exemplo: uma inauguração de uma faculdade no trajeto da linha. Com o aumento desta demanda, primeiramente o concessionário tem que aumentar a oferta de lugares.