Foto: Diogo Moreira/A2 fotografia
De acordo com levantamento do jornal Estado, as obras da linha 5 – lilás, do Metrô, ficaram R$ 1 bi mais caras. O Metrô culpa o solo, imprevistos e investigações.
O custo inicial, somente com obras civis, estava em R$ 4,2 bi no início das obras. Hoje já está em R$ 5,1 bi com vários aditivos entre o Governo do Estado e os consórcios que tocam a obra. Só nesta ano, entre maio e novembro, houve aumento de R$ 450,8 milhões.
Engenheiros do Metrô dizem que o custo maior é devido a dificuldades encontradas no solo que não foram identificadas antes no projeto básico, anterior a licitação, por falta de sondagens em terrenos que não haviam sido desapropriados.
Outro motivo apontado trata-se de imprevistos encontrados durante a obra como tubulação de serviço telefônico e de água que o projeto básico não mostrou que existiam em alguns lugares. Ao mexer nesta estrutura, a empresa precisou substituir 800 metros de tubos e compra novos, o que encareceu a obra.
Por último, a investigação que ocorreu em torno da linha 5 para apurar um suposto conluio entre as empreiteiras contratadas gerou atrasos na obra e o custo subiu.