Monotrilho

Audiência tenta por fim a impasse entre Estado e União sobre Linha 18

Uma Audiência pública realizada na Câmara Federal, na Comissão de Desenvolvimento Urbano em Brasília, tentou por fim a um impasse entre o Governo Federal e o Estadual sobre a construção do Monotrilho da Linha 18-Bronze.

De acordo com o Ministério do Planejamento, o Estado ainda não liberou os R$ 407 milhões para a aquisição de terrenos que abrigaram a estrutura do trem elevado, e essa pendencia tem travado a aprovação do financiamento de R$ 1,2 bilhão, por meio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Já o governo Estadual argumenta que o início da obra depende da liberação de verbas por parte da União.

“Nosso objetivo é destravar o impasse, atribuindo as responsabilidades de cada um nesse processo. O mais importante é darmos andamento à obra, que é de fundamental importância para a Mobilidade Urbana do Grande ABC”, pontuou o deputado federal Alex Manente (PPS).

O contrato para construção do monotrilho foi assinado em agosto de 2014, e as desapropriações estavam previstas para ter início há dois meses pelo Consórcio ABC Integrado, que venceu a licitação. O prazo de entrega do monotrilho era para 2018.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus