O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, se reuniu nesta terça, 24, com o ministro dos transportes, Antônio Carlos Rodrigues, no Palácio dos Bandeirantes, para discutir temas da pasta no Estado.
A primeira pauta foi sobre o Rodoanel Norte onde o Alckmin diz que não recebeu nenhuma verba do Governo Federal neste ano. Estava previsto o desembolso de R$ 176 milhões por parte da União.
“Destacamos ao ministro a necessidade dos recursos para este ano e para o próximo”, informou Alckmin ao citar a obra do Rodoanel Norte. “É uma obra que está indo muito bem, com 4.700 trabalhadores. Os recursos são importantes para a manutenção dos empregos”, explicou Alckmin.
Com 44 km de extensão, o valor atualizado dos investimentos no Rodoanel Norte é de R$ 6,85 bilhões, sendo R$ 4,30 bilhões em obras e R$ 2,55 bilhões em compensações ambientais, desapropriações, reassentamentos, interferências, projetos, supervisão, gerenciamento, comunicação e obras complementares. Os recursos são originários de convênio entre União e Estado (R$ 2,05 bilhões), Tesouro Estadual (R$ 2,78 bilhões) e BID (empréstimo de R$ 2,01 bilhões). A previsão é que o ultimo trecho do Rodoanel seja entregue em 2017 e ligará a Rodovia Presidente Dutra a Rodovia dos Bandeirantes, passando pela Rodovia Fernão Dias e tendo um acesso ao Aeroporto de Guarulhos.
Durante o encontro entre o governador e o ministro, ficou acertado também que haverá uma reunião técnica na próxima semana, em Brasília, para discutir a compatibilização entre os trens de carga e de passageiros.
Sobre o trem intercidades, o Governo de São Paulo aguarda aval do Governo Federal sobre o tema pois a faixa de domínio onde o trem pretende passar, fica em grande parte do trajeto ao lado dos trens de carga sob concessão da União. A documentação foi protocolada em abril de 2014, em Brasília, e reiterado em setembro.
Com relação ao Ferroanel, projeto de linha de trem de carga que pretende desafogar as linhas da CPTM, fazendo com que os trens passem por for a da cidade, o Governo do Estado apresentou duas propostas ao Governo Federal: autorizar a DERSA/SA a fazer o projeto de engenharia considerando uma futura duplicação de via entre Manuel Feio e Perus, além da União assumir o compromisso de executar a obra do Ferroanel.
A previsão de início ainda não está definida. O prazo para a conclusão do empreendimento é de 48 meses a partir do começo das obras. Quando estiver completo, o anel ferroviário tangenciará a Região Metropolitana de São Paulo e interligará as regiões de Campinas, Vale do Paraíba e Baixada Santista.