Foto: Cesar Ogata/ SECOM
Pesquisa da Associação Nacional dos Transportes Públicos – ANTP aponta que 40% das viagens diárias no Brasil são realizadas a pé, e por mais que as pessoas utilizem outros meios de deslocamento, em sua maioria sempre uma parte do trajeto é completada pela caminhada.
Frente a este cenário, a ANTP deverá realizar o seminário internacional “Cidades a Pé”, visando discutir ideias inovadoras para o desenvolvimento de cidades caminháveis. No evento devem ser feitas oficinas, shows, exposições e palestras.
“O Cidades a Pé é um marco na história da ANTP, porque o assunto da mobilidade a pé sempre esteve ligado a seminários de transporte motorizado, nunca ganhou destaque dessa forma. Todo mundo, em algum momento do dia, anda a pé. Então, essa é a modalidade mais importante”, afirma Meli Malatesta, presidente da Comissão Técnica de Mobilidade a Pé da ANTP.
O acontecimento deve ocorrer entre os dias 25 e 28 de novembro, na cidade de São Paulo. No dia 25, oficinas técnicas para gestores públicos e público especializado. Nos dias 26 e 27, devem ocorrer palestras com especialistas nacionais e internacionais. Já no dia 28, o Cidades a Pé toma a rua de São Paulo com shows, oficinas e exposições, em local que deverá ser definido.
Para participar, basta fazer a inscrição no site “Cidade a Pé”
Realização: ANTP
Promoção/Patrocínio: World Bank Group e GEF
Secretaria Executiva: Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP
Apoio institucional na organização: SampaPé, red OCARA, Corrida amiga e Pé de Igualdade
Execução: Conexão Cultural