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Prefeitura de SP publica edital de licitação dos transportes

Foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (14) o extrato do edital de licitação dos transportes da cidade de São Paulo. A informação de que o edital seria lançado esta semana já havia sido passada pelo prefeito Fernando Haddad, em conversa com internautas em uma transmissão ao vivo no YouTube.

O prazo de concessão será de 20 anos, podendo ser renovados por mais 20. Com a nova reorganização, o esquema de linhas da cidade deve mudar, sendo em três grupos: estrutural, de maior demanda e entre regiões, local de articulação, entre bairros, e local de distribuição, entre os bairros e terminais locais. A ideia é tornar o sistema mais ágil e evitar sobreposições de linhas.

Atrasos em partidas

Uma das reclamações recorrentes é a demora nas paradas de ônibus por parte dos usuários. A nova licitação quer minimizar as ocorrência e prevê um plano de contingência para atrasos, com a criação de um centro de monitoramento.

“Atrasos na disponibilização de frota afetam o usuário. CCO e Concessionário deverão em suas rotinas prever planos de contingência para situações excepcionais” – diz o edital.

Atraso na publicação do edital

Inicialmente o edital de licitação era previsto para 2013. No entanto, com os protestos realizados em junho daquele ano, onde a pauta que encabeçou as manifestações era a mobilidade, a prefeitura decidiu por adiar a concorrência e contratar uma auditoria internacional para “abrir a caixa preta do transporte”. A prefeitura portanto deve oferecer 9,97% de Taxa Interna de Retorno, que hoje é em torno de 18%.

Novas tecnologias

As novas empresas devem equipar parte ou toda a frota com ar refrigerado e conexão Wi-Fi.  Na prática parte dos operadores mesmo sem a certeza da concessão já equiparam os novos veículos com estas funcionalidades.

Frota de trólebus sem ampliação

O número atual de trólebus na cidade deve ficar em torno de 200. Os operadores questionaram o custo dos veículos elétricos, mas segundo a prefeitura os cálculos foram considerados nas minutas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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