VLT

Niterói quer implantar rede de VLT na cidade

A prefeitura de Niterói apresentou ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) o projeto de VLT que pretende implantar na cidade, com 20 estações e 11 km de extensão. O intuito é conseguir, junto ao banco, um empréstimo no valor de US$ 170 milhões para levar o projeto em diante. O valor refere-se a 50% dos custeios para implantação do modal. A outra metade viria da iniciativa privada, por meio de PPP (parceria público-privada).

“Com esse projeto, Niterói será a primeira cidade do Brasil a contar com um BHLS (um BRT mais moderno) e VLT. Isso muda completamente o paradigma de transportes do município. Só o VLT tem demanda de 200 mil passageiros por dia”, disse o prefeito Rodrigo Neves. Segundo Rodrigo, o processo para conseguir o empréstimo deve levar até 1 ano e meio.

BHLS?

O conceito BHLS (sigla em inglês para ônibus de serviço de alto nível) é bastante usado na Europa e consiste em um aprimoramento dos corredores BRT, levando em conta a regularidade, frequência, velocidade, qualidade e integração com o ambiente urbano, através de 3 características fundamentais: a infra-estrutura, os veículos e as condições operacionais, que possibilitam um transporte regular e ajustado às condições urbanas.

Na verdade, em outras localidades, sistemas de BRT possuem estas mesmas caraterísticas, sem que seja atribuída a sigla BHLS.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus