Monotrilho

Monotrilho da Linha 15 Prata bate novo recorde de passageiros

Imagem de Sergio Mazzi/Carlos Mazzi

Nesta semana, o Monotrilho da Linha 15-Prata bateu um novo recorde de passageiros transportados: 8 mil viagens em um dia de operação. Em 10 de agosto de 2015, o monotrilho teve seu horário de operação estendido, 7h às 19h.

Atualmente a linha liga a estação Oratório até a Vila Prudente, onde existe conexão com a Linha 2-Verde do Metrô. O Governo Estadual estima entrega mais 8 estações até o bairro de São Mateus em 2017.

No horário após a operação comercial é testado novo software do sistema de sinalização que controla os trens, o CBTC (Communications-based train control) pela empresa Bombardier, fornecedora da tecnologia e dos trens. Após a conclusão destes testes que visam a segurança, o horário deverá ser ampliado se igualando as demais linhas, ou seja, das 4h40 à meia noite.

O Monotrilho da Linha 15 é o primeiro sistema do tipo projetado para o carregamento de média a alta capacidade. Quando completa, a linha prata deve transportar por dia 550 mil passageiros, entre Cidade Tiradentes e Ipiranga. O cronograma inicial de entregas sofreu atrasos por conta de um córrego descoberto em parte das estações, que esta sendo desviado para não comprometer as estruturas das edificações.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus