Pedestre

Ministério Público rejeita fechar Avenida Paulista aos domingos

O Ministério Público rejeitou, por enquanto, a proposta de que a Av. Paulista seja fechada aos domingos, ignorando as audiências públicas onde foi constatada que a maioria aprova o fechamento da avenida para veículos. A decisão se baseia em um termo de conduta, assinado pela Prefeitura em 2007, onde determina que a avenida Paulista só poderia ser fechado pela gestão municipal 3 vezes ao ano.

De acordo com o MP, a Prefeitura já queimou as 3 datas deste ano com a Parada Gay, inauguração da ciclovia da Av. Paulista e inauguração da ciclovia da Av. Bernadino de Campos. Para este ano a avenida ainda precisa ser fechada para a Corrida de São Silvestre e Reveillón.

A gestão Haddad diz que o fechamento da via para a inauguração da ciclovia da Bernadino foi questão de segurança devido ao grande fluxo de pessoas.

O prefeito Fernando Haddad disse que a CET finalizou estudo que analisa o fechamento da avenida Paulista aos domingos, mas ainda avalia o impacto em outros pontos específicos, como na avenida doutor Arnaldo.
Ontem, 1, a prefeitura divulgou as vias que devem ser fechadas aos domigos depois de realizar audiências públicas pela cidade. A intenção é fechar uma via em cada subprefeitura. Das 21 audiências já realizadas, em 16 regiões a adoção da programa foi aprovada pelos moradores. Em outras cinco subprefeituras, Jaçanã/Tremembé, Freguesia/Brasilândia, Mooca, Vila Prudente e Capela do Socorro, ainda não houve consenso entre os moradores. As sugestões serão analisadas pelas áreas técnicas das administrações regionais e discutidas em novas audiências.

Ainda faltam acontecer as reuniões nas subprefeituras do Itaim Paulista, Penha, Santana, Ipiranga, Parelheiros, Jabaquara, Casa Verde, São Miguel Paulista, Guianases, Cidade Tiradentes e São Mateus.

Além da avenida Paulista, pertencente a subprefeitura da Sé, veja abaixo a lista das ruas/avenidas já escolhidas:

Aricanduva – Rua Benedito Galvão
Butantã – Rua Major Walter Carlson
Campo Limpo – Av. Carlos Caldeira Filho
Cidade Ademar – Rua do Mar Paulista
Ermelino Matarazzo – Rua Professor Antonio de Castro Lopes
Itaquera – Av. Miguel Inácio Curi
Lapa – Av. Sumaré
M’Boi Mirim – Av. Luiz Gushiken
Perus – Rua Salvador Albano
Pinheiros – Rua Medeiros de Albuquerque e Av. Henrique Chamma
Pirituba/Jaraguá – Rua Professor Onésimo Silveira
Santo Amaro – Av. Engenheiro Eusébio Stevaux
Sapopemba – Av. Arquiteto Vilanova Artigas
Vila Maria/Vila Guilherme – Rua Curuçá

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus