Trólebus

Ligação entre Penha e Pq. Dom Pedro pode ser operada por trólebus

A ligação entre o Terminal Penha e o Terminal Parque do Pedro II poderá ser operado por trólebus, ou melhor, voltar a operar com ônibus elétrico.

Um dos questionamentos publicado no Diário Oficial foi a “Substituição dos ônibus diesel da linha 390E-10 – Terminal Parque Dom Pedro II –Terminal Penha por trólebus[…]”. Segundo resposta da Secretária Municipal dos transportes, o “pleito (foi) aceito e será incorporado ao edital na linha com a denominação Terminal Penha – Terminal Pq. D. Pedro”. As respostas foram publicadas no Diário oficial desta quarta-feira (14), junto com o Edital de Licitação dos Transportes, lançado também nesta quarta (leia aqui).

Histórico da ligação com trólebus

Na década de 80, como parte do sistema “Sistram”, a antiga Companhia Municipal de Transportes Coletivos – CMTC, instalou a finada Linha 2340 Terminal Penha – Parque Dom Pedro II. Já na década passada a SPTrans extinguiu a ligação, e os trólebus passaram a operar na Linha 2350 Terminal Aricanduva – Term. Pq. Dom Pedro II. Com a extinção dos trólebus da garagem do Brás, sob operação da Expandir do Consórcio Plus, os ônibus elétricos foram substituídos por veículos a diesel, mesmo que todo trecho era dotado de rede elétrica.

Continuidade dos trólebus na Avenida Celso Garcia

Outro questionamento pedia a continuidade dos trólebus na Linha 2290 São Mateus – Terminal Parque Dom
Pedro II, via Praça da República. Segundo a SMT, a solicitação foi aceita, e “será incorporado ao edital”.

Isto pode significar que no futuro os trólebus poderão continuar a operar mesmo com a reforma da Avenida Celso Garcia, e instalação de um corredor de ônibus.

A nova licitação não prevê a expansão da rede trólebus. Porém, em outro questionamento a Secretária diz que “a licitação em curso não impede a expansão da rede de trólebus no futuro.”. Segundo a SMT, se por ventura a administração municipal escolher pela ampliação da rede elétrica em um futuro corredor,  bastaria apenas “executar o reequilíbrio econômico e financeiro dos contratos, como aliás, já é feito atualmente quando da expansão do sistema metroferroviário.”

Colaborou: “Defesa do trólebus

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus