Imagem de Raphael Silva
O recurso para aquisição de sistemas de sinalização e telecomunicações para a Linha 13-Jade da CPTM esta atrasado, segundo o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni.
De acordo com o Secretário, a verba do governo federal é aguardada desde abril. “Não adianta construir a linha, comprar os trens, se não tiver nem sinalização, nem sistema de telecomunicações.”, diz Pelissioni.
O Secretário diz que as obras civis estão dentro do cronograma junto com o processo de compra de oito composições para a linha.
Outro lado
Já o secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Dario Lopes, diz que o atraso na liberação de recursos para a Linha 13 é apenas uma questão burocrática do PAC.
Dario diz ainda que o Governo Estadual mudou o pedido de investimento, o que justifica a lentidão. “O regramento do PAC é muito específico em relação à destinação dos recursos”, explica o Secretário Nacional de Transportes. Lopes diz também que não existe nenhuma indisposição entre Estado e União em relação à obra da Linha 13.
“Temos uma questão formal, que Estado e União têm de obedecer, porque temos Tribunal de Contas, Ministério Público, sociedade e outros órgãos controladores acompanhando tudo o que fazemos, e temos de fazer as liberações corretamente.”, completa Dario.
Com as informações do jornal “O empreiteiro“