Metrô SP

Tatuzão avança em direção a estação Santa Cruz

Um dos shields, mais conhecido como tatuzão, que faz as escavações da linha 5 – lilás, do Metrô, sairá nesta sexta, 4, da estação Hospital São Paulo em direção a estação Santa Cruz.

Esta tuneladora é responsável pela perfuração de 5,74km da ampliação da linha 5 e partiu do Poço Bandeirantes e já passou pelas estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor e Hospital São Paulo. Até o momento este tatuzão já fez 3,38 km de túnel.

A tuneladora, que tem uma roda de corte com 10,58m de diâmetro, 75m de comprimento e pesa 1.900 toneladas, tem a capacidade de escavar 15 metros por dia, em média, e ao mesmo tempo em que perfura o solo instala o revestimento estrutural do túnel.

Os outros dois tatuzões que estão em operações em outro trecho da obra tem que construir 4,1 km. Um deles já escavou 2,9km e o outro 3,3km.

Foto: Divulgação do Metrô (túnel entre a estação Moema e o Parque das Bicicletas)

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus