Foto: Fábio Arantes/Secom-SP
“Se todos os cidadãos são iguais, todos têm direito ao mesmo espaço na rua que um carro tem. Um ônibus com cem passageiros tem direito a cem vezes mais espaço viário. Isso é democracia elementar” – é o que diz Henrique Peñalosa, ex-prefeito da cidade de Bogotá, responsável pela implantação de uma rede de corredores de ônibus, baseado no modelo de Curitiba, além de uma malha cicloviária que após ser instalada, fez com que a cada 3 pessoas que se deslocam de carro, uma use a bike como meio de deslocamento na capital da Colômbia.
A cidade de São Paulo carece deste tipo de infraestrutura, e a prefeitura tem planos de instalar 150 km de corredores, porém encontrou problemas de execução. Por outro lado, as faixas de ônibus acabam servindo em algumas vias como medida paliativa que redemocratizam o viário, na sua maioria destino ao automóvel, que cobre apenas um terço dos deslocamentos.
Em outras vias com características físicas menores, as faixas tem o mesmo papel, onde não é possível a instalação de um BRT, sem que se tenha desapropriações.
Número de faixas da cidade
A implantação de vias destinadas aos coletivos foi uma das demandas dos protestos ocorridos em Junho de 2013, que faziam parte da pauta sobre melhorias do transporte público. Atualmente a cidade conta com 480 quilômetros de faixas, que funcionam geralmente nos horários de pico, ou em algumas regiões, durante todo o dia.
Ganho de velocidade
A medida, ainda que tenha encontrado resistência no início por parte dos motoristas e comerciantes, trouxe ganhos ao passageiro. A velocidade dos ônibus numa amostra de 66 quilômetros de vias deste tipo, subiu de 12,2 km/h para 20,5 km/h no comparativo entre 2014 e o período anterior à instalação, e indica um crescimento de 67,5% na velocidade média. Em alguns espaços, como na Avenida Jaguaré, o crescimento da velocidade média subiu 317% indo de 10,8 km/h para 44,9 km/h.
Redução de poluição
Estudo realizado pelo IEMA – Instituto de Energia e Meio Ambiente, órgão que reúne especialistas do mundo acadêmico, independentes do poder público, concluiu que 37 linhas de ônibus que passam pela faixa do Corredor Norte Sul acarretaram na redução do consumo de óleo diesel em 756 litros por dia. Essa redução significa que por dia os ônibus deixam de emitir aproximadamente 1,9 tonelada de gás carbônico.
Desrespeito
Junto com a ampliação das faixas, aumentou também o número de motoristas que invadem os espaços. De acordo com dados da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, o número de multas por invasão a faixas de ônibus nos cinco primeiros meses deste ano chegou a 702.540 autuações. O total é 60% maior que o mesmo período de 2014, quando foram autuadas 434 mil 415 invasões. Cabe lembrar que invadir as faixas é considerada infração gravíssima com multa de R$ 191,54 e sete pontos no prontuário do motorista ou motociclistas.