VLT

Etiópia ganha VLT e fala-se em renascimento dos bondes na Africa

Sugestão do leitor Fábio Lopes da Silva

A Etiópia ganhou uma nova linha de VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), que foi inaugurada na última semana na capital Adis Abeba, com direito a um grande fluxo de postagens nas redes sociais dos passageiros contentes com a novidade.

O projeto tem participação Chinesa, por meio da “China Railway Engineering Corporation” e custou 475 milhões de dólares. A linha possuí 32 km de extensão, e deve atender 15.000 pessoas por hora. Os trens devem operar com velocidade máxima de 70 km/h, ligando municípios vizinhos a capital. O intervalo médio entre as composições sera de 6 minutos.

De acordo com o ministro dos Transportes Workneh Gebeyu, a linha deverá ter subsídios do governo. “Não é para fins comerciais, é para o público” –  disse.

Jornais locais dão conta de que a África está experimentando um renascimento nos bondes. Recentemente foi anunciado que Camarões pode construir uma linha de VLT na cidade portuária de Douala.

O meio de transporte era presente no início do século 20 em várias cidades da África do Sul e em algumas colônias como Gana, Tanzânia, Nigéria e Moçambique. Mas em meados do século, todos eles foram substituídos por ônibus. Isso parece familiar, não?

etiopia2 etiopia3

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus