Sugestão do leitor Fábio Lopes da Silva
A Etiópia ganhou uma nova linha de VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), que foi inaugurada na última semana na capital Adis Abeba, com direito a um grande fluxo de postagens nas redes sociais dos passageiros contentes com a novidade.
O projeto tem participação Chinesa, por meio da “China Railway Engineering Corporation” e custou 475 milhões de dólares. A linha possuí 32 km de extensão, e deve atender 15.000 pessoas por hora. Os trens devem operar com velocidade máxima de 70 km/h, ligando municípios vizinhos a capital. O intervalo médio entre as composições sera de 6 minutos.
De acordo com o ministro dos Transportes Workneh Gebeyu, a linha deverá ter subsídios do governo. “Não é para fins comerciais, é para o público” – disse.
Jornais locais dão conta de que a África está experimentando um renascimento nos bondes. Recentemente foi anunciado que Camarões pode construir uma linha de VLT na cidade portuária de Douala.
O meio de transporte era presente no início do século 20 em várias cidades da África do Sul e em algumas colônias como Gana, Tanzânia, Nigéria e Moçambique. Mas em meados do século, todos eles foram substituídos por ônibus. Isso parece familiar, não?