Metrô SP

Novo sistema de sinalização da Linha 5 vai operar em dezembro

Foto: Site “Metrô-CPTM

A empresa Bombardier deve concluir a instalação do novo sistema de sinalização, o CBTC (sigla em inglês para Controle de Trens Baseado em Comunicação), na Linha 5-Lílas em dezembro. A informação foi revelada em reportagem do Jornal “O Estado de São Paulo“, que também relatou que 15 novos trens da frota P aguardam no Pátio Capão Redondo até que a nova tecnologia entre em operação.

O primeiro trem foi entregue no final de 2013. Segundo menciona a reportagem, quando iniciar a operação comercia, a composição terá parte de sua garantia expirada, já que a Caf, empresa que produziu o trem, concede 2 anos de garantia.

O Metrô, no entanto, afirma que os trens “não estão parados”. O diretor de Engenharia e Obras do Metrô, Paulo Sérgio Meca, diz são feitas avaliações do sistema CBTC em movimento. “Já vínhamos testando os que foram entregues. Quando chegam, os carros são posicionados e eu posso iniciar os testes.” Na Linha 5-Lilás, condutores operam os trens no sistema manual durante a madrugada.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus