SPTrans

Corredor Berrini fica para dezembro e Haddad revê metas

Imagem de Inbus Transport Onibus

Passageiros de ônibus da região da Berrini devem esperar um pouco mais para usufruir o novo corredor de ônibus. A prefeitura postergou a entrega da via exclusiva para ônibus de três quilômetros da Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini. O novo prazo agora é para dezembro.

Uma nova ciclovia deverá ser entregue junto ao corredor, este que deverá abrigar linhas municipais e metropolitanas.

Revisão de metas

O prefeito Fernando Haddad afirmou que seu plano de metas será revisto. Entre os problemas enfrentados pela administração, Haddad atribui o congelamento das tarifas de ônibus após os protestos em junho de 2013, e a decisão da Justiça em barrar o reajuste da planta genérica de valores do IPTU – Imposto Predial Territorial Urbano, cujo o bloqueio por um ano, não possuí precedentes no país.

“Não estamos abrindo mão de nenhum investimento previsto. Tudo que foi anunciado está sendo, na medida do possível, endereçado para que não haja prejuízo futuro… Foi dito com todas as letras, em junho e em dezembro, que aquelas medidas (congelamento de tarifas e reajuste de IPTU) trariam prejuízo para o programa de metas do ponto de vista de cronogramas” – disse Haddad.

Sobre os corredores de ônibus, dos 150 quilômetros, a prefeitura contabiliza que 51,9% do plano registraram avanços. Esta conta contempla a obtenção de financiamentos e recursos das obras. Até agora, a atual gestão entregou 2,3 quilômetros das vias exclusivas para ônibus prometidas.

Apesar dos problemas enfrentados pela prefeitura, a cidade de São Paulo tem um novo horizonte de aumento de investimentos. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em acordo com a prefeitura nesta segunda-feira (3), autorizou o uso do depósito judicial e a troca do indexador da dívida da capital com a União, o que na pratica deve aumentar o poder de investimento da gestão municipal nos próximos anos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus