Mobilidade Urbana

Associação promove caminhada lúdica no Dia do Pedestre

O lado mais fraco e mais vulnerável do trânsito e quase sempre esquecido em politicas públicas de mobilidade, o pedestre, tem um dia nacional: 8 de agosto. E não são poucas pessoas que se deslocam a pé na cidade. Na última pesquisa Origem/Destino, organizada pelo Metrô de São Paulo, constatou-se que 33,85% das pessoas usam a sola do pé para se deslocar.

Na data, a associação Cidade a Pé, antes chamado de Mobilidade a Pé, vai promover uma caminhada lúdica por ruas emblemáticas do centro de São Paulo.

A ideia é caminhar por meio das calçadas que compõem a meia rótula do Plano de Avenidas: Rua Xavier de Toledo, Avenida São João, Avenida Ipiranga e Rua São Luiz. O grupo tem como objetivo analisar os aspectos positivos e negativos do roteiro.

Após a caminhada, será comemorado na Praça Dom José Gaspar o Dia do Pedestre, com música, oficinas, recreação infantil e food-bikes. O evento é gratuito é deve começar as 14h30. É possível fazer inscrição na hora.

“Queremos mostrar que andar a pé, mais que se deslocar de um ponto ao outro, é uma maneira de viver com mais intensidade as belezas da cidade e também de reconhecer seus problemas”, diz Heitor Botan, membro da Associação.

“É importante que quem, em qualquer momento do seu dia, utiliza seus pés para se movimentar, identifique-se como pedestre. Esse é o primeiro passo para possamos compreender nosso papel na cidade e nos reconhecer como sujeitos de direito”, complementa Botan.

As informações sobre a atuação da Cidade a Pé estão disponíveis em https://mobilidadeape.wordpress.com/ e na página do Facebook. Para se associar, basta preencher o formulário disponível em aqui.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus