O tatuzão, ou shield, que está realizando as escavações da linha 4 do Metrô Rio chegou à estação Jardim de Alah, no Leblon, na última sexta, 10. Porém sua chegada não foi como nós estamos acostumados a ver em outras obras do metrô no Brasil.
Com 1 mês de antecedência, a tuneladora derrubou a parede e encontrou uma estação cheia de água. Uma solução inédita no Brasil, conhecida como breakthrough submerso, foi utilizada para equilibrar a pressão do terreno e permitir que o shield continuasse operando em ambiente similar ao que estava sob o canal. O método é comumente utilizado no exterior e empregado recentemente em obras de metrô da Alemanha, China, Itália, Argentina e Estados Unidos.
Um quarto da estação foi preenchida com água e com isso o tatuzão chegou submerso. Agora a estação começa a ser esvaziada para que a máquina seja levada até a outra ponta e prosseguir a escavação rumo a estação Antero de Quental, porém antes, deve permanecer parado por aproximadamente 40 dias para manutenção programada.
A chegada a Antero deve ocorrer em outubro. Em dezembro, a tuneladora chega na região do Alto Leblon, onde irá se conectar ao túnel escavado da Barra da Tijuca em direção à Zona Sul.