Imagens: Prefeitura do Rio de Janeiro
No último domingo foi apresentado no Rio de Janeiro o primeiro dos 32 VLTs que vão rodar na cidade em uma linha que esta sendo construída com 28 quilômetros, com previsão de circulação em abril de 2016.
O sistema será o primeiro do país com validação voluntária, ou seja, sem catracas e cobradores. Os passageiros deverão efetuar o pagamento de tarifa espontaneamente, e fiscais devem conferir os bilhetes.
“As pessoas têm que entender que se elas derem o trambique e não pagarem, quem pagará é a própria população, porque a prefeitura terá de arcar com essa conta. Culturas que são importantes mudarmos no Brasil”, disse o prefeito Eduardo Paes.
O veículo foi produzido pela Alstom, e possuí capacidade para 420 pessoas. Os VLTs não possuem catenária, e são alimentados por um sistema que fornece energia no solo.
O projeto vai custar aos cofres públicos R$ 1,157 bilhão, sendo R$ 532 milhões de recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento da Modalidade (PAC 2) e R$ 625 milhões viabilizados por meio de Parceria Público-Privada (PPP) da prefeitura. O serviço será terceirizado por meio de concessão, com prazo de 25 anos.