Imagem: Lucas Chiconi – Diurbe São Paulo
Com a nova licitação de transportes na cidade de São Paulo a administração municipal pretende alterar o traçado de 30% das linhas do sistema. De acordo com o edital de licitação, que foi publicado na semana passada, serão aproximadamente 1,2 mil linhas, contra 1.386 atuais, de acordo com a SPTrans.
Assim como a prefeitura irá reduzir o número de micro ônibus, e aumentar o número de veículos articulados, o novo sistema deverá ter menos linhas sobrepostas. Na pratica, devem ser ampliados a oferta no transporte. 6% do total das linhas do novo sistema serão trajetos novos.
Mudança pode desagradar do início
Historicamente na cidade de São Paulo, as mudanças nos itinerários podem causar desconforto por parte do passageiro, principalmente aquele que precisar fazer baldeação.
Porém, há tempos a cidade precisa de uma reformulação por completos em seus trajetos de ônibus, e este tipo de medida só ocorreu em parte da cidade desde 2003.
Exemplo de mudança
Uma das regiões em que foram feitas mudanças parecidas foi na Radial leste. Antes, uma porção de linhas que vinha do bairro, usava a Radial Leste como ligação ao Centro. Em 2013, a prefeitura seccionou algumas ligações, e alguns ônibus passaram a ter como ponto final a Estação de Transferência de Itaquera. A partir deste ponto, os passageiros passaram a usar a Linha 4310 que liga o bairro até o centro.
Somado a implantação da faixa exclusiva, a linha se tornou exemplo de eficiência, e para parte dos passageiros até mais atrativa que o Metrô.