Mobilidade Urbana

13 países que reduziram velocidade máxima em áreas urbanas

A nova polemica quando se fala em mobilidade na maior capital brasileira é a redução da velocidade máxima nas marginais Tietê e Pinheiros, tudo por que a prefeitura determinou que a partir do dia 20 de Julho os motoristas não poderão passar de 70 km/h nas vias expressas destas avenidas e de 50/h nas pistas locais. A velocidade também será reduzida na Radial leste e Avenida Aricanduva.

A medida, segundo a prefeitura, é para reduzir o número de acidentes. Nas duas Marginais no ano passado foram 1.180 acidentes com vítimas, sendo 1.399 pessoas feridas e 73 mortes. Na Marginal Tietê, foram registrados 504 acidentes com vítima em 2014, que provocaram ferimentos em 645 pessoas e 40 mortes. Já na Marginal Pinheiros, no mesmo período, foram 580 acidentes com vítima, com 754 pessoas feridas e 33 mortes.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, acidentes de trânsito podem se tornar a 5ª maior causa de mortes até 2030. Em cidades onde a velocidade máxima permitida é de 50 km/h, os índices de mortes anuais são de até 3,1 óbitos por 100 mil habitantes. Em São Paulo, onde as velocidades máximas estão acima de 60 km/h, este índice é de 11,8.

De acordo com um estudo da organização WRI Brasil-EMBARQ Brasil, ao atropelar um pedestre a 60 km/h, o risco de morte é de mais de 80%; se o carro estiver a 50 km/h, contudo, a vítima sofre ferimentos, mas o risco de fatalidade é bem menor, inferior a 50%.

Vamos aos países que reduziram a velocidade máxima em áreas urbanas a 50 km/h:

Áustria

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Bélgica

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Dinamarca

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Finlândia

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França

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Alemanha

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Grécia

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Itália

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Luxemburgo

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Noruega

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Portugal

lisboa

Espanha

madri

Suécia

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Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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