SPTrans

Velocidade de ônibus em faixa exclusiva aumentou 67,5% em São Paulo

Em resposta a queda de velocidade dos ônibus na capital paulista entre 2013 e 2014, divulgada amplamente no começo desta semana, a prefeitura de São Paulo divulgou um levantamento elaborado pela São Paulo Transporte (SPTrans), que indica que entre 13 de janeiro e 31 de outubro de 2014, a velocidade média dos ônibus nas faixas exclusivas cresceu 67,5% em média, com elevação de 12,1 Km /h (antes da implementação) para 20,3 Km/h (após o início da operação).

Os “indicadores de desempenho de serviços públicos” da Secretaria Municipal de Gestão, divulgados no jornal “O Estado de São Paulo“ no entanto, mostram uma redução se levado em conta todos os trajetos (com ou sem faixa).

Já o estudo divulgado pela prefeitura aponta que durante os horários de pico os ônibus ultrapassaram os 20 quilômetros por hora nas faixas exclusivas. O estudo foi feito de março a dezembro de 2013, janeiro a dezembro de 2014 e janeiro a junho de 2015 e considera separadamente os trajetos feitos no sentido Centro – Bairro e Bairro-Centro.

Os dados apontam ainda que as faixas exclusivas de ônibus reduziram o tempo médio de deslocamento nos horários de pico, onde no período da tarde era de 69 minutos (em 2012) e caiu para 64 minutos (em 2014). No pico da manhã, a média era de 66 minutos (em 2012) e chegou a 63 minutos (em 2014).

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios