O Governo do Rio de Janeiro parece que finalmente descartou a ideia de fazer um BRT ou VLT ao invés de construir uma linha de metrô para ligar Niterói a São Gonçalo.
Segundo Marco Capute, secretário estadual de desenvolvimento, o metrô é que oferece maior capacidade de transporte de passageiros para a região. Isso foi considerado um fator determinante para a escolha.
A linha 3 contará com 22 km de extensão porém o trajeto e localização das estações ainda dependem de estudos de engenharia. Quando o estudo for entregue, o Governo lançará uma PPP para a construção do ramal.
“Vamos alavancar o projeto por meio de uma PPP, e buscaremos recursos com o governo federal. Já estamos discutindo a Linha 3 com várias empresas interessadas em fazer o estudo de engenharia. Quanto mais empresas se interessarem pelo projeto, mais parcerias conseguiremos estabelecer”, disse o secretário.
Ainda não está definido também se o metrô sera de superfície ou subterrâneo. Chegou a ser cogitado a instalação de um monotrilho (leia aqui)