SPTrans

Faixa reversível de ônibus dá ganho de 90% no tempo percorrido

Foto: divulgação – CET

Após a implantação de faixa reversível na Avenida João Dias, na Zona Sul da capital paulista, os ônibus que trafegam pela via obtiveram um ganho de 90% do tempo percorrido.

Os coletivos que percorrem o trecho no sentido Sentido Centro-Bairro, entre a Rua Bento Branco de Andrade Filho e o Terminal João Dias, gastam agora em média 60 segundos, contra 8 minutos que eram gastos antes da implantação da faixa. O funcionamento da estrutura é de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, e no local transitam 54 ônibus por hora.

Segundo estudos realizados pela CET, os ônibus que passam pelo local tiveram um salto na velocidade de 8 km/h para 55 km/h, com ganho de 85% no ritmo de deslocamento. No sentido Bairro-Centro, a via exclusiva está implantada desde fevereiro de 2013, em 300 metros na Ponte João Dias, funcionando de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h30.

Este tipo de operação é implantado na cidade desde 1986, e são realizadas nas Avenidas Ordem e Progresso, Edgar Facó, Celso Garcia, Penha de França, M’Boi Mirim e Ponte do Piqueri.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios