Mobilidade Urbana

Qualidade do ar aceitável requer redução de 26% em viagens de carro

O uso intenso do automóvel esta intimamente ligada a poluição do ar na Região Metropolitana de São Paulo. É o que constata o governo paulista por meio do Plano de Controle de Poluição Veicular 2014-2016, aprovado há seis meses pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente.

Para reverter a situação seria preciso reduzir em 26% as viagens feitas por carro. Só a capital paulista ganhou 400 mil veículos em três anos. Em 2014, as medições apontaram que a poluição por ozônio está em patamar alto na Região Metropolitana, ultrapassando os limites seguros para a saúde em 43 dias.

Este tipo de poluente pode agravar sintomas da asma, deficiência respiratória e diversas complicações pulmonares e cardiovasculares. O Instituto Saúde e Cidadania estima que 62,5 mil pessoas vão morrer na cidade em 15 anos por causa da poluição.

Entre as recomendações do documento estão a inspeção veicular metropolitana e incentivo ao transporte coletivo e bicicletas.

Com as informações de Folha de São Paulo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus