Trem de Carga

Justiça manda ALL reativar ferrovia após 14 anos

A Justiça ordenou a empresa privada de ferrovias, ALL, que seja reativado um trecho de uma ferrovia que liga Presidente Prudente a Presidente Epitácio, em um trajeto de 104 km. Também foi determinado que seja reativado o trecho de Prudente a Rubião Junior, um distrito de Botucatu, a cerca de 300 km de distância.

A paralisação da ferrovia ocorre desde 2001 quando o Ministério Público Federal recebeu representação do sindicato dos ferroviários que informava a paralisação gradativa do transporte de cargas na região.

O mato já tomou conta das margens da ferrovia e boa parte dos trilhos já estão deteriorados. A All tem que reativar a ferrovia imediatamente e caso não ocorra, pagará multa de R$ 30 mil por dia.

As prefeituras da região vê como vital a reativação da ferrovia para uma aproximação com o mercado internacional e para redução dos custos de combustível.

Segundo a ALL, em 2014, afirmou que o trecho apresentava baixa demanda e que não era possível colocar em atividade linhas com menos de 400 km por ser inviável comercialmente.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus