Trens adquiridos sem certeza de continuidade do projeto
VLT

Sem viabilidade econômica, Governo pode desistir de VLT em Cuiabá

Trens adquiridos sem certeza de  continuidade do projeto
Trens adquiridos sem certeza de continuidade do projeto

A novela do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) de Cuiabá continua, e segundo o site “Cenário MT“, o secretário do Gabinete de Projetos Estratégicos, Gustavo de Oliveira, admitiu que o governo pode desistir do projeto em virtude de dificuldades financeiras. Segundo a publicação, primeiro serão sanadas todas as opções possíveis de obtenção dos recursos necessários para bancar a obra.

Gustavo fala ainda da intenção de trocar o VLT por BRT (Corredor de ônibus – Bus Rápid Transit). “Não é possível pensar em reverter as obras do VLT para o projeto original de BRT, porque são modais completamente diferentes. Mas podemos ter algum tipo de BRT, não só nesse trecho, mas em outros trechos. Com o desenho da rede de transporte coletivo completa, podemos tomar as decisões. Não é só uma questão de valores. É ver se isso resolve o problema da mobilidade. Senão vamos gastar um dinheirão no VLT e muita gente vai continuar circulando de carro ou de ônibus”, disse.

O secretário disse ainda sobre a possibilidade de conceder o projeto para a iniciativa privada, por meio de uma PPP.  “A ideia é principalmente tentar atrair investimentos privados. Queremos outras estratégias para usar muito pouco ou nenhum dinheiro público para concluir o VLT. Não há como fazer uma obra dessa magnitude só com recursos do estado. PPPs são uma boa alternativa para obras desse porte, mas o momento econômico pelo qual estamos passsando não é favorável a isso”, afirmou.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus