A novela do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) de Cuiabá continua, e segundo o site “Cenário MT“, o secretário do Gabinete de Projetos Estratégicos, Gustavo de Oliveira, admitiu que o governo pode desistir do projeto em virtude de dificuldades financeiras. Segundo a publicação, primeiro serão sanadas todas as opções possíveis de obtenção dos recursos necessários para bancar a obra.
Gustavo fala ainda da intenção de trocar o VLT por BRT (Corredor de ônibus – Bus Rápid Transit). “Não é possível pensar em reverter as obras do VLT para o projeto original de BRT, porque são modais completamente diferentes. Mas podemos ter algum tipo de BRT, não só nesse trecho, mas em outros trechos. Com o desenho da rede de transporte coletivo completa, podemos tomar as decisões. Não é só uma questão de valores. É ver se isso resolve o problema da mobilidade. Senão vamos gastar um dinheirão no VLT e muita gente vai continuar circulando de carro ou de ônibus”, disse.
O secretário disse ainda sobre a possibilidade de conceder o projeto para a iniciativa privada, por meio de uma PPP. “A ideia é principalmente tentar atrair investimentos privados. Queremos outras estratégias para usar muito pouco ou nenhum dinheiro público para concluir o VLT. Não há como fazer uma obra dessa magnitude só com recursos do estado. PPPs são uma boa alternativa para obras desse porte, mas o momento econômico pelo qual estamos passsando não é favorável a isso”, afirmou.