Nesta segunda-feira (13) começaram enfim as obras da Linha 6-Laranja do Metrô, que deve ligar a Brasilândia à Estação São Joaquim. No evento em que marcou o início das construções, o Governador Geraldo Alckmin afirmou que os trens devem estar em funcionamento com passageiros em 2020.
Imediatamente brotaram comentários nas redes sociais dos usuários que já não levam mais a sério as promessas, que sucessivamente sofreram atrasos. Neste caso especifico da Linha 6, em 2008 o Governo do Estado já prometia a operação para 2012. Os prazos foram constantemente postergados para 2014, 2016, 2018, e agora é esperado para a 2020.
Claro que por se tratar de uma Parceria Público Privada (PPP), a concessionária Move São Paulo, que vai tocar as obras e operar a linha, tem interesses óbvios para que as estações estejam em funcionamento o quanto antes.
A Linha 6 deve crescer ainda nas duas pontas. Ainda em estudos, a linha laranja deverá ser expandida entre São Joaquim e Cidade Líder, na Zona Leste e entre Brasilândia e Bandeirantes.
O trecho São Joaquim-Cidade Líder terá 14,5 km e 13 estações (Aclimação, Largo Cambuci, Alberto Lion, São Carlos, Parque da Mooca, Vila Bertioga, Vila Canero, Anália Franco, Montemagno, Renata, João XXIII, Vila Antonieta e Cidade Líder). Já Brasilândia-Bandeirantes deverá contemplar cinco paradas (Bandeirantes, Vila Clarice, Centro de Convenções Pirituba, Velha Campinas e Morro Grande). A segunda extensão deve abrigar um pátio de estacionamento para quem mora em outras cidades e chega à capital pela Rodovia dos Bandeirantes.
Não existe previsão de obras nestes trechos…