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Monotrilho

Folha de São Paulo VS Metrô de São Paulo

Com o anúncio de novos prazos na entrega das futuras estações do sistema metroviário de São Paulo, somado a guerra ideológica partidária instalada em nosso país, sobretudo nas redes sociais, o governo do Estado de São Paulo se vê em uma maré de criticas por conta dos já conhecidos atrasos. Leia mais
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Com o anúncio de novos prazos na entrega das futuras estações do sistema metroviário de São Paulo, somado a guerra ideológica partidária instalada em nosso país, sobretudo nas redes sociais, o governo do Estado de São Paulo se vê em uma maré de criticas por conta dos já conhecidos atrasos.

A grande mídia, sabedora do que rende discussão que reverbera em acessos e vendas de jornais aproveita a onda e não economiza nas criticas.

O último episódio envolveu a Linha 15-Prata. A reportagem do jornal “Folha de São Paulo” compara o monotrilho da Vila Prudente com um trem fantasma, ainda que a linha opere com um pouco mais de 3 km de operação em horário reduzido: “Esse é o cenário diário no monotrilho da zona leste de São Paulo, obra do governo Geraldo Alckmin (PSDB) que parece um trem-fantasma se comparada a qualquer transporte público da cidade” – diz a reportagem, que ainda menciona que as obras estão paradas e questiona o fato da “descoberta” do córrego Mooca tardiamente, que teria acarretado nos atrasos.

Um dos textos ainda compara o elevado do monotrilho com o Elevado Costa e Silva, o minhocão, grande trauma do paulistano, que acabou por degradar a região em que foi erguido.

Metrô rebateu a reportagem

O Departamento de imprensa do Metrô rebateu a matéria, apontando sensacionalismo na abordagem, em um tom incomum adotado pela empresa, cujo o Governo do Estado é seu maior acionista:

A reportagem “Trem-Fantasma” ignora que o monotrilho da Linha 15, transporte novo e inédito no Brasil, esteja em testes. O título é sensacionalista e não tem lógica dada a condição atual do trecho, que opera em fase de visita controlada e gratuita. São erradas também as informações sobre falha no projeto e paralisação das obras. A questão das galerias pluviais foi identificada no projeto básico e a solução no projeto executivo. As obras de correção do córrego serão iniciadas já em abril. As demais obras da extensão da Linha 15 estão em andamento e não há paralisações. O infográfico que ilustra a matéria deixou de apresentar as novas linhas 6 e 18. São sete grandes empreendimentos do Metrô, que acrescentarão 104,5 km de trilhos à rede.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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