Seguindo nosso especial da semana, dedicado ao VLT de Dubai, hoje entraremos no Centro de Manutenção e Operação do modal.
A central fica localizada após a estação Al Sufouh, considerada a última do VLT. Para adentrar na central, a composição precisa acionar um mecanismo para que transite por catenária no trecho interno da central.
Christian Messelyn, Diretor de Sistema e Portfolio da Alstom, informou que o pátio possui capacidade para atender até 50 trens, isto é, mesmo com a expansão da rede de VLT em Dubai, haverá capacidade suficiente para atender a nova demanda. Hoje, a rede possui 11 trens e, com a expansão, deverão ser adquiridos mais 14 novos veículos. Se tudo correr como planejado, as obras devem iniciar no próximo ano e serem finalizadas antes de 2020, ano que Dubai sedia a Expo Mundial.
Os trens são lavados por fora a cada 3 dias e, a cada 15, passam por uma manutenção intensiva, incluindo também lavagem por dentro.
No Centro de Controle Operacional 3 pessoas trabalham vigiando o sistema em todo seu horário de funcionamento e sabem onde cada trem está. Ao lado desta mesma sala há um departamento policial que tem acesso às câmeras das estações e trens e, para qualquer imprevisto, conseguem acionar a polícia mais perto do local.
Amanhã, na última etapa da nossa série especial, mostraremos os outros meios de transporte que Dubai possui.