VLT

Alstom vai fornecer VLT para Sydney

ALSTOMSYDNEY2-e1425027675890

A cidade de Sydney, na Austrália, vai contar com um novo sistema de VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) de 12 quilômetros que vai circular na região central. Foi disponibilizado um financiamento de 1,4 bilhão de euros para o projeto.

O consórcio ALTRAC Light Rail, anteriormente conhecido como Conexão Sydney, deve fornecer o sistema elétrico pelos 12 quilômetros da linha. Estima-se que os VLTs estejam em operação no início de 2019.

O modelo escolhido é o Citadis X05, da Alstom, que possuí o fornecimento de energia vinda do solo. Trata-se da mesma tecnologia presente no sistema de Dubai, e que irá operar no Rio de Janeiro. Os 30 VLTs serão fabricados na Europa.

A cidade já conta com uma linha de Metrô leve, sendo um dos quatro principais modos de transportes públicos que servem Sydney. Os outros são ônibus, trem e embarcações. A rede atual de VLT possuí 12,8 quilômetros e 23 estações.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus