SPTrans

Uma de cada seis das principais linhas de São Paulo está superlotada

a8f1jhsvb2ihlbdp3ejcz2acg

Levantamento feito pela SPTrans – São Paulo Transporte revelados pelo jornal “Folha de São Paulo” aponta que uma em cada seis linhas principais do sistema de ônibus da cidade de São Paulo está superlotada.

De acordo com os dados, das 926 linhas básicas de São Paulo, 161 operam com lotação acima de seis pessoas por metro quadrado, maior que o recomendável segundo organizações mundiais. Existem linhas que operam com até oito passageiros por metro quadrado.

O sistema de ônibus da maior cidade brasileira tem no total 1 mil 286 linhas de ônibus operadas por empresas e cooperativas. Deste total, 926 são principais e o restante se trata de derivações, extensões ou serviços especiais.

O texto relata que a pior situação das 161 linhas ocorre com os serviços de ônibus e micro-ônibus de cooperativas.  Destas 161 linhas superlotadas, 76% são operadas pelas cooperativas.

Secretário fala em emprego longe da moradia

No mesmo jornal, o Secretário Municipal de Transportes Jilmar Tatto afirma que uma das problemáticas está na má distribuição das cidades, onde o emprego fica longe da moradia. Tatto diz que a resolução do problema esta no plano diretor  da cidade, onde a reversão do quadro deverá ser implementado a longo prazo.

O Secretário atribui ainda que novas linhas de metrô aliviariam o problema, mas que a prefeitura deve revitalizar parte das linhas de ônibus para tentar correr atrás do prejuízo.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus