Um novo edital de licitação do sistema de transporte público da cidade de São Paulo deve ser lançado até o mês de março/2015, após a conclusão da auditoria no transportes que está sendo realizada os técnicos terão 90 dias para fazer os ajustes necessários para o próximo edital.
Segundo dizeres do prefeito Fernando Haddad (PT) “O que nós queremos são contratos justos para os dois lados, acho que o empresário tem que ter taxa de retorno, mas ela tem que ser compatível com as possibilidades da cidade e o cidadão precisa da segurança que o poder público está estabelecendo um contrato que é o melhor para a cidade”.
Mas o que estamos vendo neste processos são discussões de reorganização de linhas com fins de adequação da planilhas de custos e lucros das empresas. Se o prefeito disse que o objetivo é fazer algo pela cidade, aonde estão as exigências para dotar os veículos de combustíveis mais limpos que não poluíam ainda mais a combalida atmosfera da cidade de São Paulo?
São Paulo vive uma crise hídrica importante além de ser uma cidade com elevados níveis de poluição, a adoção de veículos de tecnologia limpa com trólebus ou híbridos, movidos a álcool ou gás natural, deveria ser exigência obrigatória no edital que vai reger o transporte urbanos por ônibus da cidade para os próximos 15 anos, a hora é agora de fazer um contrato da qual a cidade merece.