A implantação das ciclovias e faixas de ônibus como medidas para ajudar a mobilidade urbana na maior cidade Brasileira, somado a aprovação da revisão do plano diretor estratégico deram a São Paulo um prêmio internacional o “Sustainable Transport Award 2015”, do ITDP, sigla em inglês do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, com sede em Nova Iorque e escritórios em diversos países, inclusive no Brasil, e reúne especialistas em cidades, transportes e meio ambiente.
O grande provedor dessas politicas é através do MobiLab, laboratório em que empreendedores e pesquisadores criam soluções, aplicativos e tecnologias através dos dados.
Junto com São Paulo, ganharam projetos do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. Na capital carioca foi premiada pelo “investimento em transporte de alta capacidade”, como destacou o instituto, em especial pela construção do BRT Transcarioca que, em 39 quilômetros de extensão atende a 297 mil pessoas pro dia.
A cidade maravilhosa quer até 2016 prover o acesso de mais de 60% da população a uma rede de transporte coletivo.
Já na capital mineira, a premiação se deu conta pela implantação de dois novos corredores de ônibus que contemplam 23 quilômetros no MOVE BRT e a instalação de 27 quilômetros de ciclovias, além da restrição de carros de passeio em algumas ruas da região central. As ações reduziram o tempo de viagem do belo-horizontino em 40%.
Já na capital paulista as ações da prefeitura deram ao paulistanos 40,7 minutos por dia em 2014, o que corresponde a um saldo de 20 horas ao mês.