Falar em trólebus moderno não é meramente renovação da frota e rede elétrica. Claro que a cinco anos nem isso se tinha na cidade de São Paulo. Os sistemas de ônibus elétricos mundo a fora tiveram avanços tecnológicos, contando com sistemas coletores mais modernos.
A empresa Ambiental Transportes esta testando alavancas pneumáticas, que dá mais estabilidade aos cabos, e recupera as alavancas em caso de escape, diferentemente da nossa tecnologia que depende do recuperador e da cordinha. Esta última, no caso de rompimento, não recupera as alavancas, que por sua vez podem danificar a rede elétrica.
Os vídeos a seguir mostram as alavancas em testes:
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O veículo usado é um antigo Torino GV de prefiro 7577, que foi adquirido pela empresa em um leilão:
No começo do texto falamos sobre o uso das alavancas pneumáticas em outros sistemas ao redor do mundo. É o caso de Roma, porém neste exemplo além das vantagens mencionadas acima, os ônibus elétricos podem conectar e desconectar dos cabos sem a ação do motorista. Veja o vídeo (adiante no 1:00):
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Imagens e vídeos gentilmente cedidos por Samuel Tuzi