Trólebus

Em testes trólebus com alavanca pneumática em São Paulo

Falar em trólebus moderno não é meramente renovação da frota e rede elétrica. Claro que a cinco anos nem isso se tinha na cidade de São Paulo. Os sistemas de ônibus elétricos mundo a fora tiveram avanços tecnológicos, contando com sistemas coletores mais modernos.

A empresa Ambiental Transportes esta testando alavancas pneumáticas, que dá mais estabilidade aos cabos, e recupera as alavancas em caso de escape, diferentemente da nossa tecnologia que depende do recuperador e da cordinha. Esta última, no caso de rompimento, não recupera as alavancas, que por sua vez podem danificar a rede elétrica.

Os vídeos a seguir mostram as alavancas em testes:

O veículo usado é um antigo Torino GV de prefiro 7577, que foi adquirido pela empresa em um leilão:

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No começo do texto falamos sobre o uso das alavancas pneumáticas em outros sistemas ao redor do mundo. É o caso de Roma, porém neste exemplo além das vantagens mencionadas acima, os ônibus elétricos podem conectar e desconectar dos cabos sem a ação do motorista. Veja o vídeo (adiante no 1:00):

YouTube video

Foto: Ricardo Milani
Foto: Ricardo Milani

Imagens e vídeos gentilmente cedidos por Samuel Tuzi

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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