A CBTU, empresa responsável pelo VLT de João Pessoa, vai fazer a primeira viagem teste no modal nesta terça feira, 27, com passageiros. A veículo vai partir da Estação João Pessoa com destino a estação de Mandacaru, num percurso de 4km, com duração de 7 minutos.
Segundo a área operacional da empresa, o VLT começará a operar diariamente em horários intermediários a partir do dia 2 de fevereiro. “Com o VLT, a Região Metropolitana de João Pessoa passa a ter um indutor da mobilidade urbana moderno, rápido e seguro, além de ser muito mais barato por conta da sua tarifa social”, diz o superintendente da CBTU em João Pessoa, Wladme Macedo.
Duas composições do VLT já chegaram e outras seis devem se entregues, e substituir os atuais trens com mais de 60 anos de uso. A aquisição dos novos trens representa um investimento da ordem de 70 milhões, vindos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
É também esperado a redução do tempo de espera entre os trens dos atuais 55 minutos para até 15 minutos, com a construção de estações ilhas que possibilitará mais cruzamentos entre as composições. Também é previsto mais usuários, dos atuais 5 mil/dia para até 40 mil passageiros transportados diariamente.