SPTrans

Gestão Haddad estuda não aumentar valor do Bilhete Único Mensal

SUPERARTICULADO_AR_CONDICIONADO-3-550x400_c

A prefeitura de São Paulo estuda não aumentar o valor do Bilhete Único Mensal para o próximo ano. A possibilidade é que o reajuste seja aplicado somente para quem pague a passagem em dinheiro e para quem usa Vale Transporte, pois aí o aumento pesaria sobre as empresas, e não sobre o passageiro.

Uma das principais promessas de campanha de Haddad, o bilhete mensal permite uso livre de ônibus, metrô e trem. Custa, apenas para ônibus, R$ 140 e, só metrô/trem ou uso integrado, R$ 230. Pesquisa levantada mês passado mostra que o Bilhete Único Mensal não decolou. Do que a Prefeitura esperava, apenas 6% dos usuários aderiram a nova modalidade. Isto se deve que, na prática, o BU Mensal não compensa muito. Compensa apenas para quem faz mais de 46 (só ônibus) ou 49 (integrado) viagens por mês. Quem só vai e volta do trabalho geralmente faz 44 viagens/mês.

Caso se confirme a manutenção do valor, a Prefeitura espera aumentar a adesão.

Nesta semana, os secretários municipal e estadual de Transportes, Jilmar Tatto e Jurandir Fernandes, respectivamente, irão se encontrar para discutir um valor unificado para ônibus, metrô e trens.

No momento, não há informações de reajuste (ou não reajuste) para o BU Semanal e Diário.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus